Notícias recentes

Canon ou Nikon - Qual a melhor?

, Posted by Fernando Amaral at 11:44

Uma rivalidade de proporções épicas que já vem do tempo analógico e que se renova a cada modelo que é lançado no mercado. Uma espécie de Benfica-Sporting ou de Mac-Windows.
Na verdade é mais uma espécie de David contra Golias pois a Canon é uma empresa de dimensão incomparavelmente superior à Nikon, desenvolvendo actividades em multiplos sectores industriais, enquanto a Nikon se dedica exclusivamente ao campo da óptica.
Mas a pergunta é pertinente e muita gente a coloca. Qual delas é a melhor?
A única resposta possível e inquestionável é esta:
É você que tira as fotografias, não a máquina!
Realmente as máquinas têm muito mais semelhanças que diferenças. A grande diferença está no olho e na técnica do fotógrafo. Por isso a fotografia é considerada uma Arte.
No entanto existem algumas diferenças significativas entre as duas. A Canon utiliza regularmente sensores de tecnologia CMOS enquanto a Nikon usa CCD; a Canon coloca os motores de auto focus em cada uma das lentes e a Nikon no corpo da máquina.
O que é que você procura?
Se ainda não é fanático de nenhuma delas focalize a sua atenção e baseie a sua escolha final no tipo de fotografias que pretende fazer. Se vai dedicar-se a fotos de acção escolha a máquina que lhe dá maiores velocidades de obturação e o menor tempo de espera no clik no disparador. Se vai usá-la dentro de casa escolha a que lhe oferece a lente com maior angular possível.E note que os megapixels já deixaram de ser importantes, tornando-se mesmo um factor de perca de qualidade em cameras com sensores de baixa gama; evite modelos baratuchos que oferecem mais de 6 megapixels.

Tradução livre adaptada de um artigo publicado por PC World